© 2017 - Saneamento Integral - A transformação está em você!

Nossa abordagem consiste no fato de que muitas das intervenções e tecnologias são implementadas a partir de um antigo paradigma ganha-perde, na qual acredita-se na necessidade de se ter poder sobre o outro em nossas relações.

Atuamos com tecnologias de criação colaborativa de projetos (Dragon Dreaming) para construir novas formas de atuação, a partir de uma visão de mundo ganha-ganha, para fomentar ações horizontais, empoderadoras e conscientizadoras, que gerem motivação, construção coletiva e ganhos para os indivíduos envolvidos, para o coletivo abrangido e também para a terra, seja a partir de impactos diretos e/ou indiretos.

Neste sentido atuamos a partir da valorização da “Ecologia de Saberes” (Santos, 2007), valorizando todos as sabedorias de cada grupo e a “Ecologia de Sentidos” (Campos, 2014) que tem em sua base a filosofia de Piaget. Nessa visão, o conhecimento não está inscrito na mente (no sujeito), ou no mundo (o objeto), mas in media res, entre as possibilidades do sujeito interagir com o outro.

Nosso objetivo é propiciar a criação de espaços onde permite-se um diálogo genuíno e um compartilhamento de imagens de mundo, para co-construir novas ecologias mentais em cada indivíduo, os quais se tornam mais conscientes, empoderados e desidentificados de padrões alicerçados no ganha-perde e consequentemente mais autônomos.

CURSOS

Atuamos na facilitação de cursos e workshops de Criação Colaborativa de Projetos (Dragon Dreaming), a partir de: cursos introdutórios, de aprofundamento e de captação empoderada de recursos, para públicos diferenciados, organizações sociais ou instituições específicas.

O Dragon Dreaming é uma tecnologia social de alta eficiência, que constrói caminhos para conectar as pessoas com seus sonhos e assim promover engajamento na realização de projetos sustentáveis e de extremo sucesso, combinando o pragmatismo das ciências da Administração/Economia, com a subjetividade da Ecologia Profunda e  saberes ancestrais que reconhecem e reestabelecem a conexão do homem com a natureza. Desde 1988 o Dragon Dreaming gera resultados inspiradores em empresas, ecovilas, bancos, universidades, movimentos populares, órgãos governamentais, empreendimentos com comunidades indígenas, escolas, organizações sem fins lucrativos, startups, centrosde sustentabilidade e outras instituições.

Criado pelo geógrafo John Croft e desenvolvido na Fundação Gaia da Austrália Ocidental, tem como valores centrais o crescimento pessoal de todos os envolvidos no projeto, o fortalecimento do sentido de comunidade na equipe e a responsabilidade ativa com a Terra, apoiando projetos e organizações para uma nova forma de desenvolvimento sustentável e regenerativo.

DRAGON DREAMING
 

O Dragon Dreaming é uma metodologia para a materialização de sonhos em projetos de sucesso que aproveitem ao máximo a inteligência coletiva do grupo, facilitem o bem estar dos indivíduos que o integram e procuram o benefício do coletivo em que estão inseridos.

 

Através do Dragon Dreaming, o gerenciamento de projetos com foco nos indivíduos, ao invés do processo em si, garante a sustentabilidade dos recursos humanos, ampliando sua motivação através do reconhecimento de si e de seus pares.

O Dragon Dreaming possibilita o planejamento e a realização de cada projeto coletivamente, o que gera a percepção de um êxito compartilhado e a inclusão de cada integrante. Neste sentido, aproveita-se a sinergia do grupo e alinhando a inteligência individual com o coletivo, promovendo ampliação da criatividade e inovação no trabalho em equipe.


Sítios de referência:
www.dragondreamingbr.org
www.dragondreaming.org

BENEFÍCIOS

DRAGON DREAMING

OBJETIVOS DO CURSO INTRODUTÓRIO

Conhecer a metodologia de Criação Colaborativa de Projetos - Dragon Dreaming em Curso ou Workshop para apropriação em projetos sociais, no ambiente de trabalho e na vida pessoal, através de um novo olhar para a gestão humana nos projetos:

  1. Conhecer as etapas de um projeto de sucesso, podendo aplicar isto a seu próprio trabalho, projeto ou equipe;

  2. Conhecer e vivenciar nova linguagem de “escuta ativa”, para trabalhar em equipe propiciando sinergia entre os indivíduos e dinamização da inteligência coletiva;

  3. Conhecer e vivenciar nova linguagem de oratória carismática baseada em uma comunicação genuína -“ganha-ganha”, propiciando empatia e conexão entre as pessoas no ambiente de trabalho;

  4. Conhecer a dinâmica e o passo-a-passo para criar um projeto colaborativamente;

  5. Experimentar o“Círculo dos Sonhos”(ferramenta doDragon Dreaming) para um projeto;

  6. Conhecer novas formas de lidar com conflitos para promover a inclusão de todos os integrantes;

  7. Experimentar o processo de criação dePlanejamento Participativo através de um tabuleiro de jogo para o projeto (Karabirrdt) e ter o conceito de como utilizá-lo para criar a estratégia de um projeto.

DRAGON DREAMING

A partir da metodologia de Criação Colaborativa de Projetos (Dragon Dreaming), desenvolvemos palestras que atuem na construção de uma visão colaborativa de projetos, a partir do ganha-ganha, que propiciem um cuidado com o projeto em si e os indivíduos envolvidos simultaneamente, a partir do foco no diálogo e na escuta, ao longo do processo.
 

As palestras e workshops tem o intuito de apresentar a possibilidade de uma construção horizontal que gere autonomia, a partir da desconstrução de uma visão ganha-perde. Dessa forma, pode-se construir uma nova cultura que utilize a inteligência coletiva, valorizando todos os indivíduos e sabedorias de um grupo.

PALESTRAS

CRIAÇÃO COLABORATIVA DE PROJETOS - DRAGON DREAMING
 

FACILITAÇÃO CORPORATIVA

A partir do uso das ferramentas do Dragon Dreming, do Germinar e da Roda de Terapia Comunitária, nosso objetivo é desenvolver com cada cliente, uma forma  de interação única, que proporcione a construção de planos, ações e projetos que fomentem a contribuição e inclusão de todos os envolvidos.

Para isso, atuamos na facilitação de: estruturação de projetos;  planejamento participativo; monitoramento das ações; reuniões com a temática da colaboração e processos de resolução de conflitos.

Dragon Dreaming: gerenciamento de projetos com foco nos indivíduos, ao invés de focar apenas no processo, garantindo a sustentabilidade, a motivação das pessoas através do reconhecimento de si e de seus pares, fomentando também a criatividade, a colaboração e o apoio mútuo.

Germinar: baseado na antroposofia, possibilita a construção de diagnósticos situacionais participativos, para tomada de decisão.

Roda de Terapia Comunitária: uma metodologia que aprofunda as relações a partir de um novo olhar de cuidado, compreendendo que as emoções fazem parte do caminho profissional e que a inclusão das mesmas, aumenta a sinergia entre os pares.

Capacitamos nossos clientes para que os mesmos possam utilizar as tecnologias em seu cotidiano, nos demais projetos, através de uma abordagem que humaniza as relações e valoriza os indivíduos em cada etapa do processo.

Já aplicamos essas ferramentas em diversas culturas organizacionais:  Instituições privadas e públicas, ONGs, comunidades, ecovilas e associações.

Entre em contato para construirmos juntos um processo de facilitação para a sua organização.

DRAGON DREAMING