© 2017 - Saneamento Integral - A transformação está em você!

O Saneamento ecológico é uma tecnologia que vem da permacultura (Mollison, 1991) e que atua com ciclos fechados. Atualmente existem diversas tecnologias sociais, de baixo custo, inclusivas e disseminadas popularmente que podem transformar nossos resíduos e dejetos em produtos a partir do seu devido tratamento e do fechamento dos ciclos de nutrientes e das águas.

Um princípio importante para condução do saneamento ecológico é a inclusão dos atores sociais em todo o processo, para promover um empoderamento e uma real apropriação dos conceitos a partir da prática.

A partir dessa abordagem integral cabe focar em ações estruturais (projetos e obras) integradas com as ações estruturantes (educação, participação e mobilização social).

PROJETOS AMBIENTAIS

Baseado em uma abordagem integral que foque em ações estruturais (projetos e obras) integradas com as ações estruturantes (educação, participação e mobilização social), desenvolvemos projetos de saneamento ecológico, de gerenciamento de resíduos sólidos e perigosos, coleta seletiva e de educação ambiental, com foco na realidade específica de cada organização ou território.

Em nossa perspectiva de projeto ambiental, levantamos o contexto e a realidade local a partir dos próprios atores envolvidos. Por meio de diagnóstico participativo, com a contribuição de todas as partes envolvidas, desenvolvemos projeto que possa se adaptar há um contexto particular, dando atenção as questões ambientais, sociais e dos indivíduos envolvidos.

O diferencial de uma abordagem participativa é a pactuação conjunta sobre as tecnologias e métodos utilizados, o que promove pertencimento e um real envolvimento dos atores ao longo do desenvolvimento e da operação do projeto.

Entre em contato para desenvolvermos um escopo de projeto ambiental com desenvolvimento participativo, a partir da união da engenharia, da permacultura e da construção colaborativa de projetos, com foco nos impactos ambientais  e na inclusão social.